domingo, 15 de abril de 2012

Cerimonial e Protocolo


      
      Um evento mal planejado pode arruinar a imagem da uma empresa. Mas um cerimonial bem executado pode tornar positiva a percepção dos públicos.
       O Cerimonial foi criado com objetivo de dar status ao evento, organizado de acordo com um conjunto de normas preestabelecidas. É ele quem dita a ordem hierárquica para determinar as regras de conduta em eventos oficiais ou particulares.
       O Cerimonial compreende o planejamento, a organização, a execução e o pós-evento, no entanto ainda existe uma concepção errônea de que ele se restringe à simples recepção.
      O trabalho do profissional responsável pelo cerimonial engloba ainda outras atividades. Ele não só cuida das precedências das autoridades, da cortesia, da etiqueta. Mas também elabora os roteiros, cuida da definição dos trajes, o menu, a ornamentação e escolha do local do evento, a elaboração e envio da lista de convidados, recepciona autoridades, convidados e anfitriões, auxilia o mestre de cerimônias e coordena os recepcionistas.
        As aplicações destas técnicas e do serviço de Cerimonial nas empresas, organizações e instituições representativas são cada vez mais procuradas pelos empresários, seja em reuniões, almoços, missões estrangeiras ou eventos corporativos.
       O evento como ação estratégica de comunicação, deve ser planejado em todos os seus níveis, para que os resultados sejam efetivos. O profissional de Relações Públicas é capacitado para gerenciar e planejar todos os níveis.
     O cerimonial é a prática da sociabilidade. Uma cerimônia bem-sucedida irá refletir a organização do governo, da prefeitura, da empresa ou da instituição onde ela acontece. De acordo com o evento e o local, o cerimonial é baseado em protocolo.

Mas o que é protocolo?

      Ele codifica as regras que regem o cerimonial. O seu objetivo principal é estabelecer onde fica e quando entra cada um dos participantes hierarquicamente.

      Assim, em alguns eventos, principalmente aqueles nos quais estão presentes várias autoridades em mesa solene, o protocolo responde a algumas perguntas: Quem deve ser chamado primeiro? Quem deve ficar ao lado de quem? Quem irá falar primeiro?

Cerimonial e protocolo são instrumentos importantes e essenciais para a realização do evento, pois seguem um programa constituído por um conjunto de formalidades, mesmo sendo uma solenidade não-oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário