Gestor da Comunicação
O
Relações Públicas é o profissional responsável pela promoção da
boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e externo.
O
bacharel executa a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou
órgão público, transmitindo informações e orientações sobre seus valores,
objetivos, ações, produtos e serviços para os funcionários, clientes,
consumidores, fornecedores, o governo e a comunidade.
O RP
planeja e desenvolve programas e instrumentos para a comunicação organizacional
interna e externa. É ele quem elabora e divulga boletins internos e externos,
cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades
promocionais.
Esse
profissional formula e administra ações para o bom relacionamento da
organização com os diferentes públicos.
O Curso
Entre as disciplinas específicas estão: comunicação
organizacional, estudos de mídia, pesquisas de opinião pública, gestão de
eventos, assessoria de comunicação, comunicação pública e planejamento da
comunicação.
Como é importante compreender o funcionamento de
uma organização, há aulas de administração, economia e marketing. Na maioria
das instituições, o curso é oferecido como habilitação da graduação em
Comunicação Social e tem duração de quatro anos. A maior parte das escolas
exige a apresentação do trabalho de conclusão de curso.
O Mercado de Trabalho
O bacharel em Relações
Públicas encontra um mercado de trabalho aquecido. As melhores oportunidades
estão em empresas privadas, principalmente nas de grande porte e/ou
multinacionais. Os profissionais que conhecem as novas tecnologias são os mais
requisitados.
As agências especializadas
em relações públicas que prestam serviços para empresas também contratam o
profissional, e o setor público busca constantemente esse especialista. ONGs,
fundações e instituições querem os graduados para o planejamento e a captação
de recursos.
As regiões mais promissoras são a Sudeste (especialmente São Paulo e Rio
de Janeiro), a Sul (destaque para Porto Alegre) e a Nordeste. Brasília é uma
boa praça de trabalho, na área governamental.
Principais Atividades
- Gestão da Comunicação
Promover ações para a valorização de uma
empresa ou marcas. Criar canais de comunicação com os funcionários e
fornecedores, clientes, governo e comunidade.
- Atenção
ao cliente
Atender a solicitações e reclamações de
consumidores, para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa.
- Cerimonial e protocolo
Orientar empresários, políticos e chefes
de Estado sobre etiqueta e comportamento.
- Comunicação institucional
Divulgar os valores e as políticas da
organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.
- Ensino
Atuar como professor ou pesquisador em
instituições de Ensino Superior.
- Eventos
Organizar palestras, exposições,
recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.
- Pesquisa de opinião
Coletar dados sobre o público interno e
externo da empresa para desenvolver planos de comunicação e de ação.
- Planejamento estratégico
Traçar a estratégia de relacionamento e de
comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os
consumidores.
- Projetos institucionais
Analisar pedidos apresentados a empresas
de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, coordenando sua
adequação à filosofia e aos objetivos da instituição. E atuar
na captação de recursos.
Fonte: Texto Adaptado do Guia do Estudante
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