domingo, 15 de abril de 2012

Relações Públicas - Conheça a profissão

      
Gestor da Comunicação
      O Relações Públicas é o profissional responsável pela promoção da boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e externo.
       O bacharel executa a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou órgão público, transmitindo informações e orientações sobre seus valores, objetivos, ações, produtos e serviços para os funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, o governo e a comunidade. 
      O RP planeja e desenvolve programas e instrumentos para a comunicação organizacional interna e externa. É ele quem elabora e divulga boletins internos e externos, cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais.
Esse profissional formula e administra ações para o bom relacionamento da organização com os diferentes públicos.


O Curso
       Entre as disciplinas específicas estão: comunicação organizacional, estudos de mídia, pesquisas de opinião pública, gestão de eventos, assessoria de comunicação, comunicação pública e planejamento da comunicação.
       Como é importante compreender o funcionamento de uma organização, há aulas de administração, economia e marketing. Na maioria das instituições, o curso é oferecido como habilitação da graduação em Comunicação Social e tem duração de quatro anos. A maior parte das escolas exige a apresentação do trabalho de conclusão de curso.

O Mercado de Trabalho
      O bacharel em Relações Públicas encontra um mercado de trabalho aquecido. As melhores oportunidades estão em empresas privadas, principalmente nas de grande porte e/ou multinacionais. Os profissionais que conhecem as novas tecnologias são os mais requisitados.
         As agências especializadas em relações públicas que prestam serviços para empresas também contratam o profissional, e o setor público busca constantemente esse especialista. ONGs, fundações e instituições querem os graduados para o planejamento e a captação de recursos.
         As regiões mais promissoras são a Sudeste (especialmente São Paulo e Rio de Janeiro), a Sul (destaque para Porto Alegre) e a Nordeste. Brasília é uma boa praça de trabalho, na área governamental.

Principais Atividades


- Gestão da Comunicação
Promover ações para a valorização de uma empresa ou marcas. Criar canais de comunicação com os funcionários e fornecedores, clientes, governo e comunidade.
- Atenção ao cliente
Atender a solicitações e reclamações de consumidores, para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa.
- Cerimonial e protocolo
Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento.
- Comunicação institucional
Divulgar os valores e as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.
- Ensino
Atuar como professor ou pesquisador em instituições de Ensino Superior.
- Eventos
Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.
- Pesquisa de opinião
Coletar dados sobre o público interno e externo da empresa para desenvolver planos de comunicação e de ação.
- Planejamento estratégico
Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.
- Projetos institucionais
Analisar pedidos apresentados a empresas de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição. E atuar na captação de recursos.
 Fonte: Texto Adaptado do Guia do Estudante






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